Estrutura Geral

O Curso de Graduação em Estatística da Universidade Federal Fluminense está organizado em um sistema semestral, garantindo um total de dezessete semanas de atividade. São oferecidas 43 vagas por semestre para alunos ingressantes pelo SiSU, com as atividades sendo desenvolvidas em turno integral.

Os alunos têm entre oito e doze semestres para concluir o curso, sendo de quatro anos o período ideal para a conclusão do mesmo, segundo o fluxograma elaborado para o presente currículo. O curso é composto de 2.210 horas em disciplinas obrigatórias, 625 horas em disciplinas optativas e 165 horas em atividades complementares, totalizando 3.000 horas de atividades. Uma vez integralizado o currículo, o aluno colará grau e a Universidade Federal Fluminense conferirá diploma com o grau de Bacharel em Estatística.

As principais formas de ingresso no curso são

Maiores informações podem ser obtidas no site da Coordenação de Seleção Acadêmica da UFF – COSEAC.

TCC Obrigatório

O trabalho de conclusão de curso (TCC) permite ao aluno aplicar os conhecimentos adquiridos no desenvolvimento de um trabalho completo de análise estatística. Para isso, ele é realizado pelo aluno em duas disciplinas obrigatórias ao longo do último ano do curso, sob orientação de um professor, depois de ter sido aprovado em todas as outras disciplinas obrigatórias do curso. Na disciplina Projeto Final I (GGV00039), uma versão inicial da monografia deve ser desenvolvida com apresentação clara dos objetivos, materiais e métodos. Na disciplina Projeto Final II (GGV00040), a versão final da monografia deve ser preparada para apresentação à banca de avaliação.

Estágio Não Obrigatório

O estágio no Curso de Graduação em Estatística é desenvolvido na modalidade de estágio não obrigatório, em consonância com o item IX do Artigo 3º e item III do Artigo 6º das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Estatística. A carga horária máxima permitida é de trinta (30) horas semanais. As atividades de estágio dos alunos são acompanhadas pela Coordenação de Estágio, com base na Resolução GGV 01-2018 e nas Resoluções CEP 243-2007 e 298-2015. Maiores detalhes sobre o processo de submissão de documentação referente a estágios podem ser vistos na página CES.