Próximas Defesas de Projeto Final I (PF-I)

Escondido

Your content goes here. Edit or remove this text inline or in the module Content settings. You can also style every aspect of this content in the module Design settings and even apply custom CSS to this text in the module Advanced settings.

20/12 – 14 horas. HILLARY DE OLIVEIRA DOS SANTOS. Atribuição de pesos em Indicadores Compostos: metodologias baseadas em dados e uma aplicação ao Brasil.

Resumo: O uso de indicadores compostos vem sendo cada vez mais comum como guia para avaliar e orientar a condução de políticas governamentais. Tais indicadores reconhecidamente sintetizam algum fenômeno complexo, muitas vezes descritos por uma coleção de índices que representam diferentes dimensões de tal fenômeno. Este é o caso, por exemplo, do índice de desenvolvimento humano. Há várias etapas envolvidas na criação de um indicador composto, sendo uma das mais relevantes a escolha da importância relativa (pesos) dos diferentes índices a serem combinados. O presente trabalho compara três metodologias de atribuição de pesos baseadas em dados, a saber: a Análise de Componentes Principais, a Análise Fatorial e a Análise Envoltória de Dados. Com base nestes métodos, três indicadores compostos serão propostos e comparados para avaliar a qualidade política do Governo Federal do Brasil ao longo dos anos.

Orientador: Wilson Calmon Almeida dos Santos

Data da apresentação: 20/12/2022
Horário da apresentação: 14:00
Local de apresentação: Sala Acadêmica, 4º andar, Ala C

21/12 – 10:30 horas. AYRON BORGES COELHO. Análise do tempo de sobrevida de pacientes diagnosticados com câncer de cabeça e pescoço.

Resumo: Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) revelam que o câncer de cabeça e pescoço (CCP) é o quinto tipo de neoplasia mais comum aos brasileiros, sendo o tabagismo o principal fator de risco associado ao desenvolvimento dessa patologia. Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP), a associação de tabaco e álcool multiplica em até 20 vezes a chance de uma pessoa saudável desenvolver algum tipo de câncer de cabeça e pescoço. Além disso, o diagnóstico precoce e o rápido início do tratamento são fundamentais para a cura de CPP. Este trabalho tem como objetivo analisar o tempo de sobrevivência de pacientes diagnosticados com diferentes tipos de CCP nos estados brasileiros, segundo o banco de dados disponibilizados no site do INCA; identificar possíveis fatores relacionados à sobrevida em pacientes submetidos ao tratamento contra o câncer, levando em consideração características individuais como sexo, estado civil, escolaridade, ocupação, tabagismo, alcoolismo, histórico familiar de câncer, bem como localização do tumor primário e estadiamento clínico. Para isso, serão adotados os métodos de Kaplan-Meier e o modelo de regressão de Cox.

Orientador: Wilson Calmon Almeida dos Santos

Data da apresentação: 21/12/2022