2011 – Defesas no Primeiro Semestre Letivo

Escondido

Your content goes here. Edit or remove this text inline or in the module Content settings. You can also style every aspect of this content in the module Design settings and even apply custom CSS to this text in the module Advanced settings.

CAMILA DA SILVA. Determinantes de valor agregado das Instituições de Ensino Superior no Brasil via modelo LOGIT/PROBIT ordenado

ResumoO objetivo desta monografia é determinar, a partir de um modelo econométrico, quais são as variáveis que mais contribuem para o valor agregado de um curso de graduação, ou implesmente, o “efeito curso”. Os dados utilizados são provenientes do Enade 2008 e a variável dependente do modelo é o Indicador de Diferença de Desempenho (IDD), que fornece informações comparativas dos desempenhos de seus concluintes em relação aos resultados obtidos, em média, pelas demais instituições cujos perfis de seus estudantes ingressantes são semelhantes. As variáveis independentes refletem as características de cada instituição de ensino como a infraestrutura (salas de aula, laboratórios, bibliotecas), os aspectos pedagógicos e as características dos docentes como titulação e regime de trabalho. Além destas características, foram incluídas características dos alunos, como renda familiar e educação do pai. Com base no modelo ajustado sobre todas estas variáveis independentes, as variáveis que mais afetam o efeito do curso são relativas ao curso, principalmente os aspectos pedagógicos e a titulação dos docentes. Estimando o modelo com as variáveis que estão no controle dos coordenadores, ou seja, as variáveis relativas ao curso, o fator que mais contribui para o aumento do efeito curso é a infraestrutura para os cursos das instituições federais, os aspectos pedagógicos para os cursos estaduais; os aspectos pedagógicos e o número de docentes doutores para as instituições privadas. O tipo de dedicação do docente ao curso (horista, parcial ou integral) não afeta de forma significativa o efeito do curso nas instituições privadas.
Palavras-chave: ENADE. Indicador de diferença de desempenho. Modelo econométrico. 
if 1 02 511559

Orientadora: Márcia Marques de Carvalho

Coorientador: Victor Hugo de Carvalho Gouvêa

RAFAEL GARCIA CUNHA. Impacto da qualidade do spot sobre a determinação de genes diferencialmente expressos

ResumoMicroarranjos de DNA são lâminas onde são depositadas moléculas de DNA cuja sequência é conhecida, e tem o objetivo de medir os níveis de expressão de milhares de genes simultaneamente. Essa técnica tem se revelado uma poderosa ferramenta para a análise de experimentos genéticos pois, ajudam a identificar genes que são expressos em condições diferentes, como por exemplo células doentes e células sadias. O presente trabalho tem como objetivo avaliar a inclusão de medidas de qualidade dos spots, a partir das imagens dos microarranjos, como ponderação em testes para a detecção de genes diferencialmente expressos e comparar os resultados destes com outros testes já utilizados na literatura. Foram utilizadas 4 lâminas contendo 8448 genes do peixe zebra com o objetivo de detectar os genes que estariam relacionados à mutação Swirl. Foi verificado que os testes ponderados foram mais sensíveis na detecção de genes como diferencialmente expresso do que as versões não ponderadas, indicando que as medidas de qualidade de um spot, quando disponíveis, auxiliam na detecção de genes que possuem diferença de expressão entre as duas condições estudadas.
Palavras-chave: Microarranjo de DNA. Medidas de qualidade. Genes diferencialmente expressos. 
if 1 02 511559

Orientadora: Ana Beatriz Monteiro Fonseca

Fechar Todos

2011 – Defesas no Segundo Semestre Letivo

Escondido

Your content goes here. Edit or remove this text inline or in the module Content settings. You can also style every aspect of this content in the module Design settings and even apply custom CSS to this text in the module Advanced settings.

GUSTAVO MONÇÃO DO NASCIMENTO CAMPOS. Estimação e diagnóstico de um modelo de regressão semi-paramétrico com dados censurados

Resumo: Estudos que têm como variável resposta o tempo até se observar um dado evento de interesse, podem não apresentar o evento ao final do estudo para todos os indivíduos observados, estes são denominados censuras. Dados que possuem essa característica precisam de um tratamento diferenciado dos usuais modelos de regressão, justamente devido à informação parcial para alguns indivíduos. Na busca de modelar dados com essas características, o modelo de regressão de Cox surge como uma importante ferramenta, pois trata-se de um modelo semi-paramétrico bastante flexível. Neste trabalho, foi estudado o modelo de riscos proporcionais de Cox, a seleção de covariáveis pelo AIC e o uso dos resíduos para a verificação da qualidade do ajuste. Ao final, duas aplicações são apresentadas, uma sobre influência da massa ventricular na sobrevida de pacientes com insuficiência cardìaca e a outra para o estudo de sobrevida de pacientes submetidos a transplante de medula óssea para o tratamento de leucemia mielóide.
Palavras-chave: Dados censurados. Modelo de riscos proporcionais de Cox. Análise de resíduos. 
if 1 02 511559

Orientador: Jony Arrais Pinto Junior

JACQUELINE GRINAPEL FRYDMAN. Aplicação do modelo de regressão logística na evolução da participação da mulher no mercado de trabalho

Resumo: O objetivo deste trabalho é investigar e identificar os determinantes da participação feminina no mercado de trabalho na última década, com o propósito de responder em que medida a presença de filhos em diferentes faixas de idade ou a ausência deles interfere na probabilidade das mulheres estarem ocupadas. Os dados utilizados são provenientes das PNADs de 1987, 1999 e 2009, em que são verificadas as observações de mulheres urbanas de 25 a 55 anos e suas características individuais (idade, cor, educação, experiência no mercado de trabalho), características da família (se casada, se tem filhos, idade dos filhos, número de adultos não ocupados residentes no domicílio (efeito avó) e características geográficas. Considerando a análise realizada, dentre as características sociais a que mais se destacou foi o ensino superior completo e dentre as características relativas à da família foi o fato da mulher estar casada. Estimado o modelo de regressão logística, foi verificado que os fatos de a mulher ter ensino superior completo, de a mulher estar casada e do número de filhos que ela possui, são mais evidentes comparando com outras características das mulheres urbanas ocupadas ao longo das décadas.
Palavras-chave: Regressão logística. Mercado de trabalho. Participação da mulher. PNAD. 
if 1 02 511559

Orientadora: Márcia Marques de Carvalho

JOSÉ LUIZ DA CUNHA BOLZAN. A “Lei Seca” e seu impacto sobre os acidentes de trânsito no Estado do Rio de Janeiro

Resumo: Acidentes de trânsito no Brasil ao longo dos anos têm levado a um aumento do número de vítimas. Para combater este problema social, políticas com o propósito de diminuir estes valores são necessárias. A Lei Federal n0 11.705, de 19 de junho de 2008, que ficou popularmente conhecida como “Lei Seca”, foi uma das medidas adotadas. O objetivo desta monografia é avaliar os impactos produzidos no período de um ano antes e dois anos após a implantação da “Lei Seca” sobre a quantidade de atendimentos relacionados a acidentes no trânsito registrados pelo CBMERJ (Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro) em todo o Estado do Rio de Janeiro. Com o auxílio do Programa R, foram feitas análises exploratórias sobre a quantidade de registros e foi realizada uma análise espacial para a taxa de incidência de registros na Região, utilizando estimadores clássicos e bayesianos. Após a análise dos dados foi verificado que, para todo o período de estudo, considerando inclusive os períodos antes e depois da implantação da “Lei Seca”, não houve alteração na quantidade de atendimentos realizados pelo CBMERJ no Estado do Rio de Janeiro.
Palavras-chave: Lei Seca. Acidentes de trânsito. Análise espacial. Estimadores clássico e bayesiano.
if 1 02 511559

Orientadora: Ana Beatriz Monteiro Fonseca

NATÁLIA SANTOS LOPES. Avaliação do uso de redes neurais e regressão linear múltipla na recomposição de dados atmosféricos de estações costeiras da Marinha do Brasil

Resumo: Os dados observados oriundos de estações meteorológicas costeiras são utilizados em diversas atividades do Serviço Meteorológico Marinho, tais como: previsão do tempo, climatologia e avaliação de desempenho de modelos numéricos. Entretanto, muitas vezes estas séries são repletas de valores faltantes o que dificulta e, em alguns casos, podem até impossibilitar seu uso. O objetivo deste estudo é avaliar qual método, de Regressão Linear Múltipla ou Rede Neural Artificial, apresenta melhor desempenho na reconstrução de séries de pressão, umidade relativa, intensidade do vento e temperatura do ar de duas estações meteorológicas costeiras das regiões Sudeste (Ilha Rasa) e Nordeste (Calcanhar) do Brasil. As análises mostraram melhor desempenho do método das Redes Neurais Artificiais para estação Calcanhar e melhor desempenho do mtodo de Regressão Linear Múltipla para a estação Ilha Rasa. Ademais, o experimento onde se utilizou como variáveis preditoras, além de dados de estações próximas, os dados da própria conseguiu preencher os dados faltosos com maior acurácia. Dentre a variáveis estudadas, as previsões dos dados de pressão e temperatura do ar tiveram melhor desempenho quando comparadas com as variáveis intensidade do vento e umidade relativa.
Palavras-chave: Regressão linear múltipla. Redes neurais artificiais. Reconstrução de falhas. 
if 1 02 511559

Orientador: Joel Maurício Corrêa da Rosa

CoorientadoresRicardo Carvalho de Almeida e Nilza Barros da Silva

VIVIANA DAS GRAÇAS RIBEIRO LOBO. Modelo de regressão logística aplicado a dados das áreas de Cardiologia (HUAP-UFF) e Geriatria (PNAD 2008)

Resumo: Este trabalho teve como objetivo a aplicação do modelo de regressão logística binária multivariada na análise de dados cardiológicos (HUAP-UFF) e geriátricos (PNAD 2008). Nas duas análises, procurou-se identificar as variáveis associadas aos desfechos dicotômicos: hipertenso ou normotenso, idoso internado ou não nos ´ultimos doze meses, espectivamente. Variáveis obtidas através do Teste de Esforço (TE), tais como VO2 máx, PAS, além de outras, foram estudadas na identificação de fatores de risco para hipertensão arterial sistêmica. Nesse caso, após a análise, houve interesse em conhecer o poder preditivo do modelo, uma vez que o TE é um exame de baixo custo, disponível em muitos centros hospitalares. Verificou-se, através de algumas técnicas estatísticas, que o modelo discrimina satisfatoriamente. No caso dos idosos, vinte variáveis sócio-demográficas e relacionadas à saúde dos mesmos foram utilizadas no ajuste do modelo, levando em consideração os pesos amostrais e as informações estruturais do plano amostral da PNAD. Nenhuma análise subsequente foi levada adiante para esses dados.
Palavras-chave: Regressão logística. Hipertensão arterial. Internação de idosos.
if 1 02 511559

Orientadora: Dirley Moreira dos Santos

Fechar Todos