logoUFF PB semtexto UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
logoPROGRAD 2 Pró-Reitoria de Graduação
Coordenadoria de Apoio ao Ensino de Graduação
FORMULÁRIO 06 – Acompanhamento e Avaliação if 1 02 511559 Projeto Pedagógico do Curso

A gestão do Curso de Estatística alia ações resultantes do processo de autoavaliação institucional e dos processos de avaliação externa, na busca por constantes melhorias. As autoavaliações institucionais estão sob responsabilidade da Comissão Própria de Avaliação (CPA/UFF), enquanto a Divisão de Avaliação (DAV) da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) administra todos os processos de avaliação externa visando o recredenciamento da própria universidade e o reconhecimento ou renovação de reconhecimento dos diversos cursos de graduação. O papel do Núcleo Docente Estruturante é fundamental, tanto do ponto de vista da renovação do PPC quanto do ponto de vista dos processos avaliativos. Segundo Regimento do NDE, a coordenadora é a presidente e responsável por convocar as reuniões do NDE e por implementar suas decisões.

A CPA tem como objetivo articular-se com os processos de avaliação externa e contribuir ativamente na implementação do PDI da UFF, assessorando os setores, em matéria de avaliação institucional, na elaboração de seus Planos de Desenvolvimento da Unidade (PDU), administrativa ou academicamente.

Para a coleta de dados, a CPA desenvolveu o Sistema de Avaliação Institucional – SAI (https://app.uff.br/sai), em parceria com a Superintendência de Tecnologia da Informação (STI). O SAI funciona dentro da plataforma IdUFF, sistema mestre da Universidade, via formulário eletrônico, junto a professores, alunos, técnico-administrativos e egressos, que preenchem o formulário por adesão espontânea e de forma anônima.

Os professores e alunos da graduação presencial são convidados, semestralmente, a responder a questões que versam sobre o trabalho desenvolvido em sala de aula, a infraestrutura e a autoavaliação, quando da realização da inscrição em disciplinas para o semestre subsequente. O sistema permanece aberto para a coleta de dados durante cerca de dois meses.

Os servidores técnico-administrativos são convidados, anualmente, a responder a perguntas que versam sobre os aspectos profissionais, as relações de trabalho, a infraestrutura e a autoavaliação. O sistema fica aberto para a coleta de dados por cerca de dois meses, no último bimestre do ano.

A cada coleta de dados, a CPA realiza uma extensa campanha de divulgação do processo de avaliação, através de vídeos produzidos pela Unitevê, e-mail e postagens no mural do IdUFF, no site e redes sociais da UFF e no próprio site da CPA/UFF (cpa.sites.uff.br), convidando-os a participar da avaliação institucional. Além disso, a CPA também encaminha os vídeos da campanha às Comissões de Avaliação Local (CAL) das Unidades Acadêmicas, aos Diretores de Unidade, às Coordenações de Curso e aos Departamentos de Ensino, pedindo colaboração para ampla difusão do processo de avaliação institucional.

Os resultados das avaliações de docentes, discentes, técnicos e egressos são disponibilizados, para acesso irrestrito, em tempo real, no endereço https://app.uff.br/sai. A partir do primeiro semestre de 2018, passou-se a enviar um informe individual, por e-mail, aos docentes, com os resultados das avaliações das disciplinas que ministraram, pelos discentes. Este informe é atualmente utilizado na homologação do estágio probatório dos docentes, atendendo ao art. 24, Inciso VI, da Lei 12.772/12, que dispõe sobre a estruturação do Plano de Carreiras e Cargos de Magistério Federal.

As Comissões de Avaliação Local (CAL), previstas no Projeto de Avaliação Institucional da UFF e referendadas pela Resolução do Conselho Universitário – CUV 223/2013, atuam no âmbito das unidades acadêmicas, sensibilizando a comunidade acadêmica local para a avaliação interna, a fim de aumentar a adesão no preenchimento do formulário eletrônico, via IdUFF, e dando continuidade à análise dos dados coletados junto aos NDEs.