Projeto Final 2

Apresentação

Quem? Quando?
Aluno, com anuência do orientador e da banca. Durante o período letivo, considerando o prazo final de 18/12/2020 para lançamento da nota no sistema acadêmico.
Como?
  • Terminado o Projeto Final II, aluno e orientador definem a banca (veja a composição da banca na Resolução 12/2023).
  • Para membros de outro departamento/instituição, é necessário informar nome e email.
  • A data e a forma da apresentação devem ser definidas em acordo entre banca e aluno, levando em conta os prazos para correções e entrega da versão final corrigida com a ficha catalográfica.
  • Em prazo combinado com a banca, aluno envia  a versão impressa ou digitalizada da monografia (ver modelo aqui).
  • Aluno submete o Formulário de Apresentaçãoanexando uma cópia do trabalho em formato pdf. É necessário estar logado em conta do id.uff.br. O nome do arquivo deve ser o número de matrícula seguido da sigla PF2, que é o rótulo de identificação do tipo de arquivo. Exemplo: 217054123PF2.pdf.
  • Coordenação recebe formulário com o arquivo anexado.
  • Aluno, orientador, coorientador, se houver, e membros da banca recebem cópia do formulário preenchido para efeito de controle dos dados da apresentação.

 

Avaliação

Quem? Quando?
Orientador e banca. Imediatamente após apresentação.
Como?
  • Imediatamente após a apresentação, e em comum acordo com os membros da banca, orientador preenche e envia o Formulário de Avaliação.
  • Caso seja solicitado ao aluno que faça alterações no trabalho, o prazo dado não pode ultrapassar a data final para lançamento de notas no Sistema Acadêmico.
  • Orientador faz lançamento da nota no sistema dentro do prazo previsto para essa finalidade, após entrega da versão corrigida pelo aluno.

Versão Biblioteca

Quem? Quando?
Aluno, com anuência do orientador. Imediatamente após aprovação, pelo orientador, da versão final corrigida do trabalho.
Como?
  • Geração da ficha de catalogação bibliográfica
    1. A ficha bibliográfica deve ser gerada pelo próprio aluno, sob supervisão do orientador, no site http://bibliotecas.uff.br/bime/fichacatalografica.
    2. Leia atentamente as instruções.
    3. Preencha as informações solicitadas. Em Assuntos, coloque as 4 palavras-chave.
    4. Baixe o arquivo gerado com a ficha catalográfica e salve-o com nome ficha.pdf, no mesmo diretório da sua monografia.

  • Instruções para inclusão da ficha de catalogação bibliográfica no arquivo tex Para incluir a ficha de catalogação bibliográfica na versão final corrigida da monografia digitada no LaTeX, siga os seguintes passos:
    1. Certifique-se que o comando usepackage{pdfpages} esteja incluído no preâmbulo (linha 13 no arquivo modelo_de_monografia.tex).
    2. Depois do comando end{folhadeaprovacao} (linha 204 do arquivo modelo_de_monografia.tex), certifique-se de incluir o comando includepdf[pages=-]{ficha.pdf} (linha 212 do arquivo modelo_de_monografia.tex).
    3. Compile o arquivo.
    4. Veja aqui um exemplo, com a ficha catalográfica.

  • Instruções para inclusão da ficha de catalogação bibliográfica no arquivo do Word ou do LaTeX Para incluir a ficha de catalogação bibliográfica na versão final corrigida da monografia digitada no Word ou LaTeX, você deve usar algum programa que junte arquivos pdf. A seguir apresentamos o procedimento usando o site https://smallpdf.com/pt/juntar-pdf
    1. Gere o arquivo pdf da sua monografia.
    2. Solte, no site do programa, os arquivos pdf da ficha bibliográfica e da sua monografia nesta ordem, para que a ficha fique em primeiro lugar.
    3. Selecione o Modo de Página, para que sejam exibidas todas as páginas de ambos os arquivos.
    4. Arraste a página da ficha bibliográfica para a posição correta, depois da folha de aprovação.
    5. Clique em Juntar pdf e depois baixe e salve o arquivo gerado.

  • Envio da monografia com a ficha de catalogação bibliográfica
    1. Envie o arquivo através do formulário de envio da versão biblioteca. É necessário estar logado em conta do id.uff.br.
    2. O envio da versão com a ficha catalográfica é condição necessária para inclusão do aluno na lista de concluintes a ser enviada para a PROGRAD, para as providências referentes à colação de grau.

 

Documentação para colação de grau

Quem? Quando?
Aluno. Imediatamente após envio da versão biblioteca do TCC.
Como?
  • Preenchimento da ficha cadastral
    1. Baixe aqui a ficha cadastral para geração do diploma. Preencha com cuidado, pois essas informações serão utilizadas no diploma!
    2. Preencha e assine a ficha. Você pode usar assinatura digital, ou assinar e escanear a ficha. Certifique-se de salvar no formato pdf.
    3. Você deve informar o e-mail do id.uff.br.
    4. O documento de identidade informado tem que conter a naturalidade (cidade de nascimento) do aluno nascido no Brasil.
    5. O nome do arquivo deve ser formado pelo número de matrícula seguido da sigla “FC”. Exemplo: 221054999FC.pdf
  • Cópia do documento de identidade e do diploma de Ensino Médio
    1. Escaneie o documento de identidade (frente e verso) que contenha a sua naturalidade e salve como pdf.
    2. O documento de identidade informado tem que conter a naturalidade (cidade de nascimento) do aluno nascido no Brasil. Se necessário, envie a certidão de nascimento para comprovar o local de nascimento.
    3. O nome do arquivo deve ser formado pelo número de matrícula seguido da sigla “RG”. Exemplo: 221054999RG.pdf
  • Cópia do diploma ou certificado de conclusão do Ensino Médio
    1. Escaneie o diploma ou certificado de conclusão do Ensino Médio (frente e verso) e salve como pdf.
    2. O nome do arquivo deve ser formado pelo número de matrícula seguido da sigla “EM”. Exemplo: 221054999EM.pdf
  • Envio dos documentos
    1. Faça upload dos documentos através do formulário.

 

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