Você tem alguma sugestão para o bom funcionamento de possíveis atividades remotas no nosso curso (dinâmica, organização do material etc.)? Algum outro comentário ou sugestão?

  • Sobre tipo de atividades
    • Atividades práticas com aplicações reais do dia a dia, com suporte de bom material teórico
    • Atividades que envolvam apenas revisão, sem conteúdo novo
    • Disciplinas optativas ou com boa parte prática
    • Disciplinas com alto índice de reprovação nos moldes do curso de verão e disciplinas com conteúdo menos denso
  • Sobre a realização das atividades
    • Acredito que a didática dos professores terá que ser muito mais eficaz do que nas aulas presenciais, o que muitas vezes não acontece. A grande perda de qualidade no ensino é muito grande para quem já está acostumado há anos a fazer o curso com aulas presenciais.
    • Disponibilizar todo material para consulta, inclusive
    • Horários determinados para tirar dúvidas
    • Disponibilização do material com antecedência
    • Atuação de tutores e monitores
    • Adequação das atividades para não haver muitos trabalhos/testes/deveres em um curto espaço de tempo
    • Cursos da FGV podem ser um bom modelo de estrutura
    • Ter um bom material de apoio
    • Ter testes periódicos para podermos avaliar como está nosso aprendizado.”
    • Como existem turmas muito diferentes em termos do conteúdo dado e heterogeneidade das condições dos alunos, seria bom permitir com que cada professor, junto com a turma, decidisse a melhor forma de apresentação do conteúdo (aulas gravadas ou online, por exemplo).
    • Em turmas grandes, existem ferramentas que permitem dividir os alunos em menores grupos, o que na minha experiência tem sido importante em aulas que envolvem o uso do R.
    • Cronograma de aulas/matéria e pdfs com os conteúdos
    • Lista de exercícios semanais, entregues e corrigidas com comentários e correção de exercícios para fixação da matéria
    • Clareza de objetivo da matéria para evitar mal-entendidos
    • Google Classroom é uma ferramenta mais intuitiva que o Moodle. Lembro também que o drive dos e-mails do IDUFF tem 5 Tbytes de espaço. Espaço p informação não vai faltar.
    • Sugiro termos um modelo padrão de matérias a serem liberadas, para não termos problemas de envio ou realização das atividades.”
    • Caso não sejam possíveis realizar todas as matérias do semestre normal, seria interessante disponibilizar matérias optativas, ou indicar matérias de outros sites que possam ser cortadas como optativas. Acho interessante pois existem muitos sites com conteúdo muito bom e gratuito.
  • Outras observações
    • Sugiro que os estudantes sejam ouvidos e que essa pesquisa não seja em vão.
    • Ajuda psicológica para os alunos neste tempo de pandemia
    • Dar mais atenção e cuidados para os alunos

 

FIM
Skip to content